A matriz multifatorial GE (General Electric) é uma ferramenta para avaliar as unidades de negócio que compõem uma empresa com base em fatores de influência internos e externos. Essa matriz ajudará você a ter visibilidade sobre quais unidades de negócios precisam de mais ou menos investimento, ajuda a saber se suas estratégias estão bem focalizadas e se você precisa reorientá-las, além de dar visibilidade se deveria eliminar ou reduzir alguma dessas unidades de negócios.
1. Desenhe nove células no quadro (como mostra o diagrama). O eixo vertical representa o poder de atração do mercado, enquanto que o eixo horizontal mostra quão forte é a unidade de negócio.
2. Escreva os nomes das unidades de negócio da empresa em notas Post-it®. Identifique e determine critérios tanto para o poder de atração do mercado como para a posição competitiva. Cole cada nota Post-it® na célula correspondente.
3. Analise as posições da unidade de negócios e defina a estratégia de comportamento.
Ganhador 1 – Proteger o negócio através de investimento adicional
Ganhador 2 – Determinar forças e fraquezas e implementar o investimento adicional necessário
Ganhador 3 – Definir segmentos atrativos para investimento
Perdedor 1 – Encontrar uma forma de melhorar a situação a um risco mínimo, caso seja necessário abandonar o mercado
Perdedor 2 – Reduzir o risco, proteger o negócio nos setores mais rentáveis do mercado ou vender o negócio
Perdedor 3 – Maximizar os lucros e abster-se de investir ou abandonar este negócio
Questão – Selecionar um nicho de mercado e investir em seu desenvolvimento para aumentar benefícios ou, como último recurso, abandonar o negócio
Empresa média – Investir em atividades rentáveis seletivas e com o menor risco
Lucro do fabricante – Administrar o investimento para melhorar os benefícios a curto prazo
A matriz da G. E. sobre poder de atração do mercado e posição competitiva foi desenvolvida pela General Electrical Corporation e pela empresa consultora McKinsey & Co. em 1970.