1. Desenhe um quadrado grande no quadro. O eixo vertical indica a taxa de crescimento do mercado, enquanto que o eixo horizontal indica a participação relativa no mercado.
2. Divida o quadrado em quatro quadrantes iguais. Escreva o nome de cada produto em uma nota Post-it® separada. Para decidir em qual quadrante deve ir um produto, leve em conta a taxa de crescimento do mercado e a participação no mercado.
3. O produto cairá em uma das quatro zonas, determinando assim seu potencial e sugerindo as ações seguintes a serem realizadas. Estas zonas são ”Interrogação”, “Estrela”, “Abacaxi” e “Vaca Leiteira”.
As Estrelas são produtos com a melhor participação no mercado e os que geram a maior quantidade de efetivo. É aconselhável investir nas Estrelas.
As Vacas Leitieras são os líderes no mercado e geram mais efetivo do que consumem. É aconselhado às empresas investir nas Vacas para manter seu atual nível de produtividade.
Os Abacaxi são produtos com uma baixa participação no mercado e uma baixa taxa de crescimento. Estes produtos são os primeiros candidatos a serem descontinuados.
As Interrogações são produtos com perspectivas de alto crescimento, mas com uma baixa participação no mercado. Devem ser analisados com cuidado para determinar se vale a pena o investimento que exigem para aumentar sua participação no mercado.
A matriz BCG foi desenvolvida em 1970 por Bruce D. Henderson, fundador do Boston Consulting Group.