1. Desenhe uma matriz no quadro como é mostrado no diagrama. O eixo vertical reflete as quatro etapas do desenvolvimento do mercado, enquanto que o eixo horizontal mostra a posição competitiva do negócio.
2. Enumere os negócios da empresa em notas Post-it®. Analise e qualifique os negócios em relação aos eixos da matriz e distribua as notas nos cinco campos.
3. Determine a ação que deve ser adotada em cada negócio em função de sua posição na matriz.
Estratégia para aumentar a participação no mercado: Aumentar de forma permanente a participação no mercado através de investimento significativo nos negócios envolvidos.
Estratégia de crescimento: Fortalecer a posição competitiva dos negócios em mercados onde o crescimento aconteça de forma rápida.
Estratégia para aumentar os lucros: Investir somente o suficiente para manter as vendas existentes, garantindo maior margem de lucro.
Estratégia de giro: Reverter a sorte em queda dos negócios envolvidos assim que seja possível.
Estratégia de liquidação ou alienação: Gerar o máximo de fluxo de caixa positivo possível, bem como abandonar o negócio de forma consciente.
Estratégia de concentração de mercado e redução de ativos: Alinhar recursos e habilidades novamente dentro dos negócios, afim de que sejam ajustados aos (novos) segmentos do mercado que estão destinados a servir. Pode ser necessário clausurar algumas das bases de ativos existentes destes negócios e redirecionar os ativos restantes.
O conceito de Hofer e Schendel de uma hierarquia estratégica com três níveis principais foi introduzido em 1978 no livro escrito por Charles Hofer e Dan Schendel, Strategy Formulation: Analytical Concepts