1. Brasil
  2. Post-it®
  3. Ideias
  4. Modelo de Hofer e Shendel

Modelo de Hofer e Shendel

Este modelo analítico é utilizado para determinar a posição competitiva da empresa. É focado na comparação do modelo de negócios atual com a maturidade do setor do mercado em que está, o que ajuda a compilar a carteira perfeita.


  • Instruções

    1. Desenhe uma matriz no quadro como é mostrado no diagrama. O eixo vertical reflete as quatro etapas do desenvolvimento do mercado, enquanto que o eixo horizontal mostra a posição competitiva do negócio.

    2. Enumere os negócios da empresa em notas Post-it®. Analise e qualifique os negócios em relação aos eixos da matriz e distribua as notas nos cinco campos.

    3. Determine a ação que deve ser adotada em cada negócio em função de sua posição na matriz.

  • Comportamento estratégico

    Estratégia para aumentar a participação no mercado: Aumentar de forma permanente a participação no mercado através de investimento significativo nos negócios envolvidos.

    Estratégia de crescimento: Fortalecer a posição competitiva dos negócios em mercados onde o crescimento aconteça de forma rápida.

    Estratégia para aumentar os lucros: Investir somente o suficiente para manter as vendas existentes, garantindo maior margem de lucro.

    Estratégia de giro: Reverter a sorte em queda dos negócios envolvidos assim que seja possível.

    Estratégia de liquidação ou alienação: Gerar o máximo de fluxo de caixa positivo possível, bem como abandonar o negócio de forma consciente.

    Estratégia de concentração de mercado e redução de ativos: Alinhar recursos e habilidades novamente dentro dos negócios, afim de que sejam ajustados aos (novos) segmentos do mercado que estão destinados a servir. Pode ser necessário clausurar algumas das bases de ativos existentes destes negócios e redirecionar os ativos restantes.

  • Você Sabia?

    O conceito de Hofer e Schendel de uma hierarquia estratégica com três níveis principais foi introduzido em 1978 no livro escrito por Charles Hofer e Dan Schendel, Strategy Formulation: Analytical Concepts


TAGS
    exercício_de_colaboração como_fazer_o_modelo_de_hofer_sendel como_fazer_um_modelo_de_hofer_sendel modelo_de_hofer_sendel metodologias_de_business_intelligence business_intelligence inteligencia_de_mercado